Estampa Pied de Poule - Black Purpurin
16670
post-template-default,single,single-post,postid-16670,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-3,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Estampa Pied de Poule

Estampa Pied de Poule

Descrição rápida: Você já viu em uma vitrine, revista ou até mesmo no Instagram com a estampa. Mas já se perguntou de onde veio? A estampa Pied de Poule, é uma das mais clássicas padronagens da moda de inverno, e, por mais antiga que seja, ainda hoje marca presença no mundo fashion.

QUAL A ORIGEM DA ESTAMPA PIED DE POULE?

Mas acredita-se que sua origem é escocesa, nas terras baixas por volta de 1880 e que inicialmente foi utilizada por pastores. Na Escócia, cada estampa de xadrez (utilizada no kilt masculino) representava um específico clã (grupo de pessoas unidas por parentesco que é definido pela presença de um ancestral comum). Naquela época, usar o xadrez tartan de um clã do qual não se pertencia podia causar grandes conflitos, e até mesmo a morte. A adoção do Pied de Poule como um “tecido neutro”, foi uma solução estratégica para evitar conflitos e foi adotada por todos aqueles que não faziam parte de nenhum clã específico.

Porque seu nome vem do francês, que significa “pé de galinha”. Esse nome se deve à semelhança do formato de um pé de galinha com a maneira em que estão entrelaçados os fios de lã do tecido. Esta estampa, quando aparece ampliada, recebe o nome de Pied de Coq, que significa “pé de galo”.

Estampa Pied de Poule

PRIMEIRA APARIÇÃO DA ESTAMPA?

Mas na moda, acredita-se que sua primeira aparição foi com a Condessa de Seafield para equipar seus guarda caças. Mas no fim do século XIX, uma versão ligeiramente distinta foi adotada pelo Príncipe de Gales. Porque a padronagem popularizou-se mais, quando o Príncipe apareceu na edição 1934 da revista Vogue com ela. Por conta disso, a Pied de Poule era assimilada a alto padrão e foi adotada pela alta sociedade da época.

E foi muito usada pela aristocracia inglesa nos séculos XIX e XX, e eternizada pelas mãos de Coco Chanel. A aplicação em terninhos femininos de tweed inspirada nos paletós masculinos, revolucionando o vestuário em 1920. Já Christian Dior popularizou a estampa, quando em 1947 lançou seu perfume “Miss Dior” com a estampa em seu frasco.

Estampa na Vouge

ALÉM DO UNIVERSO DA MODA?

 

Mas a paixão por essa estampa foi tão grande, que acabou passando da moda masculina, para a moda feminina. Mesmo nascendo no universo da moda, o universo da decoração se alastrou também, como mostrado nas imagens abaixo. A versão original sendo duo-tone, duas cores (preto e branco). Hoje já se encontra o Pied de Poule Colorido também. Feminina, clássica e elegante, se utilizada em mix de estampas pode também apresentar-se numa versão mais ousada e moderna. É o tipo de peça que não pode faltar no armário de inverno!

Estampa em móveis

 

Conheça as bolsas da Black Purpurin com esta estampa e outras, clicando aqui!

No Comments

Post A Comment