Entenda como adotar a moda consciente e quais as suas caracteristicas
15806
post-template-default,single,single-post,postid-15806,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-3,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Moda Consciente

Descrição rápida: Diferente da moda sustentável, a moda consciente se refere aos consumidores que buscam artigos slow fashion ao invés de artigos produzidos em massa, que promovem o descarte rápido e não tem responsabilidade socioambiental.

 

O que é moda consciente?

A moda consciente traz à tona o diálogo do consumidor com o artigo de moda. O consumidor passa a refletir e se preocupar com os materiais com que os artigos são confeccionados.

O adepto da moda consciente é aquele que procura roupas e acessórios atemporais, funcionais, que não tem um descarte rápido. E que se interessam pela origem da produção, pelos impactos com o meio ambiente, com os animais e a sociedade como um todo.

A moda sustentável depende muito dos seus criadores, já a moda consciente depende do público. Eles são os responsáveis por desenvolver práticas que tenham responsabilidade socioambiental. Ou seja, são os consumidores que tomam a iniciativa, fazendo o papel de fiscal da produção e prezando pela adoção de uma moda sustentável por parte dos criadores.

Os consumidores têm o poder de aumentar a demanda pelo slow fashion, pela moda sustentável e pelo consumo consciente.

Por que adotar a moda consciente?

Adotar a moda consciente significa apoiar marcar que tem a pegada sustentável, que tem uma visão sustentável e que se preocupam com a origem dos materiais que usam e com a mão-de-obra. Já vimos diverso casos de utilização de trabalho escravo e condições de produção sub-humanas na indústria da moda.

O consumidor consciente pensa nisso na hora de montar o seu guarda-roupa. Ele opta pelo slow fashion, não consome artigos que foram produzidos com condições de trabalho duvidosas e com alto índice de desperdício de materiais.

Principais características da moda consciente

Separamos aqui as principais características da moda consciente, que são adotadas também pela Black Purpurin:

  1. Melhor design e matéria-prima

Trabalhar com moda consciente, é pensar diariamente nas melhores práticas para ter um produto de qualidade e que possa durar anos. Além disso, é preciso utilizar matéria-prima que não agrida o meio-ambiente ou que colabore para diminuição do lixo, mantendo o padrão de qualidade com design sofisticado e personalizado.  

  1. Produção ética e preço justo

Moda consciente é trabalhar com zero descarte e com material reciclado tanto nas embalagens como nas tags dos artigos de moda. Com um controle maior sobre a produção e sobre os atuantes da cadeia é possível praticar um preço justo para ambos os lados, os produtos e os consumidores, com uma postura ética, responsável e sustentável.

  1. Logística e ciclo in

Todo ano são mais de 9 milhões de toneladas de roupas e artigos de moda que são descartadas, vão para o lixo. E esse ciclo precisa mudar! A moda consciente pensa no reaproveitamento, no remendo, no ajuste, na personalização. No atemporal.

A moda consciente é qualidade acima da quantidade. E ao optar por isso, você está ajudando não só o meio-ambiente, mas a sociedade a ter uma economia melhor distribuída e a valorizar os criadores de moda sustentável e slow fashion.

Do lixo ao luxo, é assim que pensamos aqui na Black Purpurin.

 

No Comments

Post A Comment