Dicas para você entender como adotar a moda sustentável
15803
post-template-default,single,single-post,postid-15803,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-3,qode-theme-ver-16.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Moda Sustentável

Descrição rápida: A moda sustentável se refere à prática de reduzir os poluentes na cadeia de produção de artigos de moda. Diminuindo assim, o impacto no meio ambiente.

O que é moda sustentável?

 

A moda sustentável surgiu da necessidade de rever as práticas da indústria da moda do ponto de vista ecológico. Desde a etapa da produção até o descarte rápido de peças devido a necessidade de consumo exacerbado.

Para evitar o desperdício de matéria-prima e com a necessidade de redução dos poluentes na cadeia de produção, mas também não querendo comprometer a essência e personalidade que a moda transmite, surgiu a moda sustentável. Ela é conhecida como a moda que trabalha com recursos e processos que não agridem o meio ambiente, também sendo conhecida como eco fashion. O movimento slow fashion provém dessa maneira de pensar.

Por que adotar a moda sustentável?

 

Desde a primeira vez que foi pensado sobre o conceito de moda sustentável, ela evoluiu muito e provou que é possível adotar um estilo de vida com moda e sustentável ao mesmo tempo. É possível, sim, encontrar peças de qualidade dentro da moda sustentável para todos os estilos e que cabem no seu bolso.

Principais características da moda sustentável

 

Dentre as principais características da moda sustentável, podemos destacar:

 

  1. Utilização de tecidos eco-friendly

A moda sustentável adota a reutilização de matéria-prima, materiais sustentáveis e tecidos desfibrados (como a mescla entre retalhos e PET), tornando assim, viável o reaproveitamento antes do descarte que poderia parar em aterros ou no oceano, corroborando com a produção de 9 toneladas de lixo por ano.

 

2. Adoção de métodos naturais de tingimento

Outra prática da moda sustentável é a questão da contaminação da água e do solo, por isso, existem formas naturais de tingimento e que não menos tóxicas (ou atóxicas).

 

3.  Produção de com alta durabilidade e atemporais

A moda sustentável se preocupa com o descarte rápido dos artigos de moda. Por isso, pensa em uma forma de contribuir para a proteção do meio-ambiente. O movimento do slow fashion converge com essa questão, dando espaço para criação de peças de alta durabilidade, funcionais e que são atemporais. Ou seja, que não precisam ser trocadas na próxima estação por motivo de qualidade ou por motivo de estar “fora de moda”.

Aderir a moda sustentável é passar a pensar no consumo consciente e perceber que todas as suas ações, até mesmo aquelas que envolvem o seu guarda-roupa, tem repercussão a longo prazo. E que o que hoje é considerado lixo, na verdade, pode ser reaproveitado e utilizado na produção de artigos de moda personalizados e de longa durabilidade.

Do lixo ao luxo, é assim que pensamos aqui na Black Purpurin.

No Comments

Post A Comment